Uma breve história
da Prata...
A prata é conhecida pelo homem desde a Pré-História, estimando-se que sua descoberta se fez pouco tempo depois do ouro e do cobre. A referência mais antiga que se conhece é o livro do Genesis.

Os Egípcios consideravam o Ouro como o metal perfeito, atribuindo-lhe o símbolo do círculo, enquanto a Prata era tida como a mais próxima do ouro em perfeição, sendo-lhe atribuído o símbolo do semicírculo. Mais tarde, à uma Lua crescente, provavelmente devido à semelhança entre o brilho do metal e o da Lua.

Tal como o Ouro, a Prata era considerada pelos Antigos, um metal quase sagrado e, por conseguinte, de uso extremamente restrito. Era também usada no pagamento de dívidas, na decoração pessoal, na ornamentação de locais religiosos e em utensílios das casas das classes poderosas.

Os Romanos a chamavam de Argentum, mantendo-se até os dias de hoje como nome internacional e de onde deriva o seu símbolo na tabela periódica dos elementos químicos.

A Prata possui o reconhecimento e crédito de metal precioso, considerada nobre antes mesmo de Cristo, por diversas civilizações que a utilizavam. Com o passar dos anos, artesãos e prateiros transformaram-se em verdadeiros artistas, moldando esse nobre metal em verdadeiras obras de arte.
E agora, porque a Prata escurece?
Antes de tudo, queremos dizer que não existem motivos para suspeitar de que sua Prata não seja legítima. A Prata de Joalheria é ligada a outros metais, dentre esses metais, o cobre; que é um metal avermelhado que interfere na cor branca da Prata; essa liga é necessária para torná-la mais resistente e mais dura.

Este fenômeno de escurecimento é chamado de oxidação, que é apenas uma camada externa e não afeta a qualidade da peça ou da Prata. Pode ser facilmente removida em casa com detergente neutro e um pouco de água quente ou até mesmo por um profissional.

Nós da PRATA RARA fazemos esta limpeza para você!!!

Todos nós produzimos ácido úrico em nosso organismo, algumas pessoas mais e outras menos, podendo acelerar o escurecimento da Prata. Outras substâncias que também contribuem são perfumes, cremes hidratantes, água sanitária, antissépticos (com enxofre), água oxigenada e cloro.

Há outras maneiras de amenizar esse escurecimento: tomar banho com suas peças (o sabonete, o shampoo e a água quente ajudam na limpeza), limpá-las com uma escova de dente, secar bem eliminando toda umidade e guardá-las em sacos plásticos bem fechados, não vai evitar o escurecimento, mas vai prolongar a vida da Jóia. Outra dica: não precisa ferver suas peças. Água quente e detergente já basta.

Dizemos sempre aos nossos clientes: Usar uma Jóia de Prata e não querer que ela escureça é o mesmo que usar uma roupa de linho e não querer que ela amasse e suje. Nossas roupas, assim como nossas jóias, requerem cuidados. Faz parte da beleza da Jóia de Prata um escurecimento sutil e natural. É um sinal de vínculo, de uso: agora ela faz parte da sua história.

Afinal; é isso o que importa: Que nossas Jóias estejam presentes nos melhores momentos da sua vida. Este é o verdadeiro sentido do nosso trabalho!

Nós, da Prata Rara, ficamos felizes em participar da sua história!!!